GRUPOS E ESPETÁCULOS

Casa Moringa apresenta:  Vereda dos Mamolengos – Censura Indicativa Livre

Benedito e Conceição são agricultores. Onde eles chegam estão dispostos a plantar, colher e preparar o alimento. Utilizam da sabedoria popular para lidar com os bichos e com a terra. O problema é que existe um tal senhor João Redondo, dono de um bicho cobra gigante que para expropriar-se de  mais e mais terras, vai provocar uma grande desordem nesta brincadeira de mamolengo. Mas Conceição fará de tudo, com muito humor e lirismo, para ajudar Benedito e outros personagens e saírem dessa arapuca. A trilha sonora ao vivo compõe o cenário e contribui para a comunicação direta com o público, explorando um repertório de cantos de trabalho e cantigas de roda, vivenciados na tradição oral brasileira.

Ficha técnica:

Mamolengueira: Fabíola Resende

Folgazã: Luciana Meireles

Músicos:Thábata Lorena e Daniel Carvalho

Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro – Grupo cultural de Brasília que criou a sua própria brincadeira popular tendo como fundamento o Mito do Calango Voador. Com um ritmo singular (batizado pelo grupo de Samba Pisado), suas fabulosas figuras, sua inovadora dança e seu surpreendente teatro de terreiro (baseado no improviso), o grupo traz em sua alma uma das principais características da cultura popular brasileira, a invenção. A fúria criativa de Seu Estrelo faz do grupo uma dos maiores referências culturais de Brasília, tornando a sua manifestação de grande importância para renovação da cultura popular brasileira.

Na sambada, o grupo apresenta o Samba Pisado, seu batuque, cantando para os seres de seu mito cerratense.

*Mestre Zé do Pife e as Juvelinas* – Espetáculo Circulô de Pife – 

Foi Mestre Zé do Pife, um Pernambucano de São José do  Egito, compositor, tocador e fabricante de pife há mais de 50 anos, que formou a banda “Mestre Zé do Pife e as Juvelinas”.  Agregando nove mulheres que conheceu  em suas andanças pela Capital Federal, batizou-as de “Juvelinas”. As jovens passaram a acompanhá-lo em 2007 como aprendizes e tocadoras de uma banda de pife que se diferencia, pois une à tradição trazida por seu Zé, as vivências pessoais dessas meninas na música e na arte. Assim sendo, a formação da banda inclui diversas vozes,  um pífano principal tocado pelo Mestre, quatro pífanos  auxiliares, caixa, pratos, triângulo, contra-surdo e zabumba,  entre outras percussões. Além de intervenções com  instrumentos melódicos como cavaquinho, sanfona, rabeca e violão. Alguns arranjos reconfiguram músicas populares  numa leitura inusitada, que leva a marca registrada da banda  e aproximam diversos públicos das tradições nordestinas,  enquanto outros se aproximam da estrutura musical das  bandas de pífano tradicionais.

Neste espetáculo, Mestre Zé do Pife e as Juvelinas apresentam seu novo trabalho: um espetáculo repleto de bonecos, danças e brincadeiras populares, utilizando as músicas compostas pelo grupo para ambientar as raízes e fundamentos das composições da banda. As músicas são acompanhadas de danças e brincadeiras tradicionais, com bonecos e poesias de cordel, ambintando todas as cenas dentro da nossa mistura brasileira, onde a cultura nordestina se encontra com o cerrado brasiliense! pífano e da percussão. Nessa mistura entre o tradicional e o contemporâneo, oito jovens mulheres se unem a um mestre cheio de tradição e experiência para tentar acender nos jovens a paixão pela nossa cultura, acreditando que é a partir do contato com a juventude que o tradicional pode viver e reviver. O grupo entende que a cultura nordestina é raiz fundante da identidade brasiliense e brasileira e por isso busca sua difusão e atualização através do contato com o Mestre Zé do Pife. A ele e a tantos outros mestres que lutam pela sobrevivência da cultura popular, a nossa eterna admiração e imenso agradecimento!

Classificação Livre – Ficha Técnica

Mestre Zé do Pife: pífanos e Voz

Naira Carneiro: sanfona, pífano e voz

Maísa Arantes: Rabeca, pífano e voz

Cristiane Brandão: pífano, pandeiro e voz

Andressa Ferreira: pandeiro, tarol e voz

Isa Laranjeira: produção, ganzá, caxixis e voz

Júlia Carvalho: zabumba, pandeiro e voz

Luciana Bergamaschi: triângulo, agogô e voz

 Currículo Resumido: Mestre Zé do Pife e as Juvelinas tocam em diversos festivais e eventos no Brasil. O grupo existe há 6 anos e o Mestre, em carreira solo, toca e produz seus instrumentos  desde criança, quando ainda vivia em São José do Egito-PE, cidade natal onde tocava com seu irmão Zeca do Pife. O grupo participou de festivais de circo e cultura popular como: Festival Brasília de Cultura Popular (DF), Festival Internacional de Bonecos (DF), Brasília FestClown (DF), Prêmio Valores do Brasil (DF), Final do Festival de Música Popular Sucupira (DF), Final do Festival Candango Cantador (DF), Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas (MG), Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros (GO), Festival Epifanias (DF), Festival Internacional Diamantino de Circo (BA), Encontro de Cururu e Siriri (MT), Festival de Rabecas (PI), FLAAC (DF). Desde que mora em Brasília Zé do Pife gravou dois CD´s, “De avô para Neto”, CD solo, e “De Brasília a São José do Egito”, já em parceria com as Juvelinas. Seu Zé do Pife, foi contemplado pelo Ação Griô, reconhecendo sua maestria na arte de tocar e de viver. Também foi contemplado pelo Prêmio de Culturas Populares (FUNARTE – 2008). O grupo foi beneficiado com apoio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura, Secretaria de Cultura-DF) duas vezes, com a gravação do segundo CD (2009) e com o Projeto Circulô de Pife (2011), que circulou com a participação de quatro representantes da Cultura Popular em Brasília pelas praças e feiras do DF. O mestre e as Juvelinas ministram desde 2007 oficinas de banda de pife, na Universidade de Brasília, com o objetivo de difundir a cultura das bandas de pífano em Brasília. Essa mesma oficina já foi ministrada em versões compactas no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros (GO) e no projeto Circulô de Pife.

Links: www.myspace.com/zedopifeejuvelinas

https://www.youtube.com/watch?v=0VC73e8IGXk

(sobre o espetáculo Circulô de Pife)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s